DR KLEBER DUARTE

Saiba Mais

Conheça um pouco mais sobre o mundo da Neurologia, suas funcionalidades, técnicas, doenças e transtornos.

Neurocirurgia Funcional

A Neurocirurgia Funcional é área da Neurocirurgia que aborda não somente a anatomia, mas principalmente visa restabelecer a funcionalidade do sistema nervoso. O principio da Neurocirurgia funcional está baseada na reabilitação, através de intervenções cirúrgicas ou não, que modificam a função anormal para modulação da atividade da área afetada e assim, reestabelecer a funcionalidade da pessoa.

Algumas das intervenções tratam de procedimento cirúrgico para implantação de neuroestimulação e de infusão para o tratamento de diversas patologias e condições, como doenças que acometem os movimentos (Tremor, doença de Parkinson, Distonia, Ataxia), espasticidade, epilepsia, dor crônica, tumores, entre outras.

Estereotaxia

A técnica de estereotaxia é um dos métodos menos invasivos e largamente utilizados na neurocirurgia funcional, que permite produzir uma precisão nos procedimentos. A atuação em oncologia, também é feita através desta técnica de precisão. O tratamento da dor é focado no sintoma e na doença. Algumas condições dolorosas podem ser tratadas por outros métodos cirúrgicos e por punção.

Distonias

As Distonias são consideradas distúrbios do movimento caracterizadas por contrações musculares sustentadas ou intermitentes, produzindo movimentos anormais, posturas anormais, ou ambos. Os movimentos são tipicamente estereotipados, em torção, podendo ser tremulantes. A distonia é com frequência iniciada ou exacerbada por movimento ou postura, e associada a transbordamento da ativação muscular. Ela pode acometer apenas algumas partes do corpo, como: mãos, face ou membros inferiores, as chamadas distonias focais ou diversas partes do corpo, as chamadas de distonias generalizadas.

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson (DP), dentre os distúrbios de movimento, é a patologia que mais acomete pessoas no mundo. Causa diversos sintomas entre eles os mais importante que norteiam o diagnostico são rigidez, tremor e bradicinesia. Outra característica da doença é assimetria entre lados direito e esquerdo dos sinais e sintomas. Esta assimetria pode se manter ao longo do curso da doença, comprometendo um lado mais do que o outro. Além dos sintomas motores, o Parkinson também causa sintomas não motores, que comprometem  significativamente a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença. Muita atenção deve ser dada aos sinais não motores da doença, podendo alguns preceder em anos o surgimento dos achados motores; como exemplo, podemos citar a hiposmia, constipação intestinal, aumento de oleosidade da pele, sialorréia e distúrbios do sono. Com o passar do tempo, a doença progride com piora tanto dos sintomas motores quanto não motores. Pode haver demência associada, bem como alucinações, transtornos associados ao sono REM, síndrome das pernas inquietas e piora progressiva das alterações motoras provocadas pela levodopa (discinesias). Muito comum em pessoas acima de 60 anos, a doença também pode acometer pessoas de idade inferior à 45 anos. Parkinson de Início Jovem corresponde a cerca a 10 – 15% dos diagnósticos.

Gilles de la Tourette

O Gilles de la Tourette é uma doença neuropsiquiátrica caracterizada por tiques motores e vocais com início tipicamente na primeira infância, podendo ou não estar associada a transtorno obsessivo-compulsivo ou ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Na maioria dos casos os sintomas motores podem ser controlados com terapia cognitivo-comportamental associada a uma variedade de medicamentos. Na história natural do Gilles de la Tourette, a maioria dos pacientes apresentarão melhora dos tiques na adolescência ou quando adultos jovens.

Mioclonias

As mioclonias estão entre os transtornos do movimento mais incomuns. Caracterizam-se por movimentos rápidos, breves, espasmódicos ou semelhantes a choques envolvendo um músculo ou um grupo de músculos. Entre todos os distúrbios hipercinéticos do movimento, a mioclonia é considerado o mais rápido e breve. Quando causada por contrações musculares repentinas, é conhecida como ‘mioclonia positiva’, enquanto uma breve perda do tônus ​​muscular resulta em ‘mioclonia negativa’. No segundo caso, os movimentos são percebidos quando o músculo está em contração tônica, como na queda das mãos que ocorre no asterixis.